quarta-feira, 25 de junho de 2008

Santa de Visão Conturbada

Por Renato Hack Ivo

Joana D’arc é uma santa pouco convencional. Em sua vida ela foi guiada por outras três figuras iluminadas, que lhe apareciam em suas visões, sendo estes, Santa Margarida, Santa Catarina de Alexandria, e o São arcanjo Miguel. Aos 13 anos, teve sua primeira visão, em que são arcanjo Miguel, lhe avisava já da aparição das outras duas santas, e com isso, eles começam a lhe profetizar que ela libertaria a França.
No princípio, foi descrente de sua missão, e com o passar do tempo, ela começou a crer que eles estivessem certos, e começou a desejar ajudar a libertação de sua nação. E seguindo as vozes de seus futuros companheiros, ela, uma pobre camponesa, conseguiu convencer outras pessoas a lhe ajudarem, inclusive o próprio rei, que ficou surpreendido, pelas capacidades da moça. Foi algo tão forte e tão poderoso, que até mesmo, em batalhas tomadas por perdidas, antes mesmo de se começarem, como a de Orléans, ela seguiu as vozes amigas, e conseguiu a derrocada dos ingleses.
Mas da mesma forma, que a virgem de Orléans, ganhou batalhas, por ouvir as vozes desses santos, ela também teve pouca visão, de querer guerrear, mesmo não tendo ouvido comandos, ou qualquer outra forma de expressão por parte deles. Ela havia cumprido com sua obrigação, ao coroar o rei da França, isso era o que lhe haviam pedido os santos, mas ela ainda não estava contente com a situação, e quis tomar Paris, e fracassou, e depois a situação piorou quando resolveu atacar Compiègne, pois ela foi capturada.Já foi muito discutido, e ainda será, as visões de Joana, alguns afirmam ser alucinações, outros afirmam que era histeria e neurose, e alguns apenas crêem na sua figura iluminada, e na capacidade de conversar com os seus santos conselheiros. Porém, o que podemos afirmar, é que ela se tornou uma figura convidativa, e mais próxima de nós, por ter um jeito humano de ser. Ela possuía brilhantes qualidades, e talvez uma aura pura, mas ela errou, ela não foi perfeita em sua vida, e isso a trás para mais próximo de nós, e nos causa fascínio.
VERISSÍMO, Érico. A vida de Joana d'Arc. 10a. ed. Porto Alegre: Ed. Globo, 1978.

Nenhum comentário: